sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Da estupidez humana

Podem chamar-me ingénua, mas na minha cabeça nunca consegui compreender como é que o ser humano consegue chegar a determinados extremos. Nem mesmo em nome do poder!
Se me falarem de um psicopata que, numa mente distorcida e psiquicamente muito doente, não consegue distinguir o certo do errado, aceito. Não compreendo, mas aceito, pois sei, racionalmente, que a nossa mente nos pode levar a fazer coisas muito absurdas. Mas falamos de UM indivíduo! UM! e DOENTE!
Agora, aceitar ou compreender que TODO UM GOVERNO e TODO UM PAÍS entre numa guerra sem sentido... não consigo. Não consigo mesmo. Até hoje, não me entra na cabeça todos os horrores que foram cometidos na II Guerra Mundial à conta do lunático do Hitler... como é que toda uma nação comete tais atrocidades?? ensandeceram TODOS?! Não me entra na cabeça, por mais que tente!
Esta minha incredulidade aplica-se a todas as guerras e conflitos, incluindo o que se passa atualmente na Síria. E ontem veio a lume mais uma notícia que me faz duvidar da racionalidade do ser humano!
Enfim, nem sempre é fácil ver o lado positivo de determinadas coisas... gostava que, de alguma forma, fosse possível fazer um restart a determinadas realidades, tão facilmente como o fazemos, hoje em dia, na televisão e conseguir inverter imagens como estas*...

The Old Souk, Aleppo. Above in 2007 and below in 2013. 
Photographs: Corbis, Stanley Greene/Noor/Eyevine

Umayyad mosque, Aleppo, pictured in 2012 (above) and 2013 (below). 
Photographs: Alamy, Corbis


* Imagens daqui.

Sem comentários: