segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Esta África minha #3

O valor da Educação em África é algo de absolutamente transcendente: é ter cinquenta alunos numa sala onde cabem vinte e todos desejarem realmente estar ali! É ter alunos que se levantam às 5 ou 6 da manhã para caminhar quilómetros até à escola e que, mesmo assim, conseguem ter um dia inteiro de aulas sem um único queixume ou distração! É ver alunos a reunirem-se para estudar, à noite, debaixo de um candeeiro de rua porque em casa não há luz para o fazer! E é ver, em desfile, um arco-íris de cadeirinhas empoleiradas na cabeça, porque na escola não há bancos para sentar...



(e quem não tem cadeirinha, leva um caixote, uma lata ou outra coisa qualquer que sirva de assento... e se não houver nada disto, não há problema, sentam-se no chão!!!)


... e muitas vezes, não há sequer sala de aula, mas isso também não é um obstáculo, porque desde que haja uma árvore para abrigar do sol e da chuva, haverá sempre alunos com uma vontade imensa de aprender!!

Enquanto professora, trabalhar num contexto assim é sentir uma realização profissional inigualável, é ter sempre "borboletas no estômago" e acreditar que se tem a melhor profissão do mundo!

Sem comentários: