segunda-feira, 31 de março de 2014

Vendedores ambulantes

Por estas paragens, o conceito do centro comercial ainda não foi nada muito explorado. Em contrapartida, nos mercados tradicionais e/ou nas pequenas lojas dos marroquinos/malianos/mauritanianos encontra-se praticamente de tudo.


Para além disso, com as devidas adaptações, o conceito de "fazer compras sem sair de casa (ou do carro)" está cá largamente implementado...



(foto gentilmente cedida por Filipe Couto)


E como é bom comprar pão fresquinho, todos os dias, mesmo à porta de casa!!!


sexta-feira, 28 de março de 2014

Aquele momento estranho...

... e de enorme confusão e surpresa, em que descobres que afinal os 10 kg de carne de vaca que acabaste de comprar são de... búfalo!!


quarta-feira, 26 de março de 2014

Mulher prevenida #2

Em Angola, há duas estações: a época das chuvas e a época do cacimbo. Agora, e até início de Maio, estamos na época das chuvas e, por isso, hoje chove. Muito. Mas com calorzinho bom!
E eu, que vim prevenida para a época das chuvas, já me equipei a rigor para ir trabalhar!!!


Até logo!! :-)

terça-feira, 25 de março de 2014

Pôr-do-sol

E já que falamos de vistas inspiradoras e do anoitecer, eis um pôr-do-sol magnífico, que tivemos a sorte de vislumbrar por entre as nuvens. Quando passar a época das chuvas espero mesmo 'roubar' mais visões destas ao céu!



segunda-feira, 24 de março de 2014

Da minha sala de aula...

ou melhor, do corredor de uma das minhas salas de aula, vê-se este anoitecer magnífico...


... digam lá se não é uma boa forma de me inspirar para as aulas?

domingo, 23 de março de 2014

Quedas de Kalandula

Ontem, o dia foi passado aqui... e as palavras tornam-se curtas para descrever tudo o que os olhos e o coração registaram, mas ainda assim, aqui ficam algumas imagens!







sexta-feira, 21 de março de 2014

Hakuna Matata :)

E já que falei de bicharada, eis uns bichinhos que me deliciam e que adoraria encontrar por aqui:


quinta-feira, 20 de março de 2014

O fungagá da bicharada

Viver em África é partilhar o dia-a-dia com um grande número de bichinhos e bicharocos.
Em nossa casa não é diferente.
E desde que chegámos, já vamos tendo alguns "amigos" de estimação.
Começamos com os cães do nosso senhorio, que vive nas traseiras. Apresento-vos a 'Zabel (mãe) a catar pulgas ao Novito (filhote)...

... e o Russo (pai), que gosta de trepar para o muro e apreciar quem passa na rua :-)



Também nossas amigas, desde o início, são as quatro osgas que passeiam pelo tecto do alpendre à noite e que nos livram dos infernais mosquitos. Adoramos observá-las e fazer apostas sobre qual apanha que mosquito :-) Qual cinema, qual quê!!!


Também à noite, recebemos diariamente a visita dos senhores morcegos. Estes são mais esquivos, e só os vemos passar a voar ou ouvimos o seu chiar tão característico (confesso que no início pensava que havia ratos no nosso sótão e entrei em pânico, mas afinal, eram só estes simpáticos senhores... sim, sim, eu sei que são ratos com asas, mas eu simpatizo com eles, o que se há de fazer?!?)


Ainda nas nossas vizinhanças, temos um grande bando de pombas, que pululam alegremente pelo nosso quintal quando lhes deito umas migalhas de pão:


Last (but not least), recebemos aqui em casa, no outro dia, uma visita fugaz de uma galinha, determinada em limpar os nossos canteiros de toda e qualquer minhoca:


Não recebemos visitas, até ao momento, de animais muito exóticos, como leões, cobras ou elefantes, mas esses, segundo nos disseram, andam lá longe, pelos montes verdes do Uíge... e eu confesso que me sinto mais descansada por saber que esses não gostam nada de descer à cidade :-)

quinta-feira, 6 de março de 2014

Esta África minha #5

As paisagens... estas paisagens que nos entram pela vista dentro e nos enchem a alma. Que nos fazem inspirar tão profundamente que quase parece que o ar não vai caber no peito...

Porque eu amo infinitamente o finito, 
Porque eu desejo impossivelmente o possível, 
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser, 
Ou até se não puder ser...


Álvaro de Campos, in "Poemas"





quarta-feira, 5 de março de 2014

terça-feira, 4 de março de 2014

Casal MacGyver

Já estamos confortavelmente instalados na nossa modesta casinha há quase uma semana. Não é um palácio, mas estamos, aos poucos, a torná-la mais acolhedora e a resolver pequenos pormenores.


Entretanto, descobrimos que temos uma veia de MacGyver e temos encontrado as soluções mais criativas para os imprevistos que têm surgido.
Comecei eu, quando demos com um cano da água de rede rebentado e a jorrar no pátio. (Deixem-me que vos diga que a água aqui é quase mais preciosa que o petróleo e, por isso, não podíamos deixar aquilo ali, assim!)
À falta de um canalizador no imediato, houve que improvisar e conseguir apanhar o máximo de água possível e à falta de um funil, o poder de desenrascanço teve de se pôr a trabalhar!


Depois foi a vez do maridão: faltava-nos uma cortina de banho no WC, o que nos impedia de tomar banho convenientemente (o chuveiro fixo lá em cima espalha água por tudo quanto é canto) e andávamos a desenrascar com o famoso canequinho (não sabem o que é? Se tiverem curiosidade, peçam, que eu conto tudo… dá para uns três post, à vontade!).
Ora, dado que já se tinha corrido a cidade inteira à procura da tal cortina para a banheira, sem sucesso, informaram-nos que teria de vir de Luanda (só lá para o final da semana). Maridão meu, qual Mr. MacGyver, pega no plástico que cobria o nosso colchão e que ainda não fora para o lixo e… pronto… as imagens falam por si! 



E agora, com licença que eu vou só ali usufruir das maravilhas de tomar uma banhoca com água a cair do chuveiro ;-)

domingo, 2 de março de 2014

Imaculada

Uma escapadela rápida aqui ao blogue só para vos dizer que estou viva e de boa saúde, mas com os nervos em frangalhos por ter um acesso à net tão ruimmmm... parece que é temporário... a ver vamos.
A parte boa é que me sobra mais tempo livre para aprender a lidar com uma varinha mágica muito especial:

ó pá, é muita responsabilidade ter uma lâmina imaculada nas mãos :-)